Facebook Twitter YouTube RSS
Home Munddo Automação Residencial ou Energia Solar?
formats

Automação Residencial ou Energia Solar?

Publicado em 05/03/2018

 

No dia 4 de janeiro desse ano foi aprovada a troca do medidor de energia elétrica aqui na sede da Munddo pela Eletropaulo.

Já tínhamos instalado o sistema de 5,83KwP com 18 placas de 320W, mas precisei fazer uma pequena reforma para trocar a caixa de energia e o poste de luz, para atender as normas da Eletropaulo.

Enfim recebi a primeira conta de luz no valor de R$ 41,83. E confesso que fiquei muito feliz em praticamente zerar a conta de energia da empresa.

Nós temos máquinas de ar condicionado, computadores, servidor, portões automatizados e muitos equipamentos de automação ligados.

A conta era alta!

O retorno do investimento foi calculado em mais ou menos 5 anos, mas só de saber que estamos economizando e também ajudando o meio ambiente, me trás um sentimento de satisfação de ter feito a coisa certa.

Mas e aí? Qual o motivo desse artigo?

Deixa eu explicar.

Muitos profissionais me perguntam qual a ligação entre automação residencial e a energia solar?

A minha experiência com automação residencial e agora com energia solar, me trouxe alguns insights…

O primeiro é que o profissional que vende, projeta e instala sistemas de energia solar lida normalmente com clientes de médio ou alto padrão.

Na automação residencial também.

O segundo é que o profissional da energia solar precisa fazer um treinamento completo para entender os macetes de uma instalação bem-sucedida.

Na automação residencial também.

O público alvo é o mesmo.

Outros pontos interessantes…

Quando você compra um sistema de energia solar, você tem uma redução na conta de energia elétrica, mas continua vivendo na casa ou na empresa da forma tradicional.

Quando você compra um sistema de automação residencial, você muda a forma de viver na casa ou na empresa, mas continua pagando a conta de energia elétrica.

As duas tecnologias são complementares e andam juntas.

O público alvo é muito parecido, o profissional integrador precisa ter qualificação técnica e comercial para vender para esse público mais exigente, e, cada tecnologia trás um benefício diferente para o cliente.

Além disso, com a automação residencial você pode desligar os ACs, boilers, aquecedores e outros vilões do consumo de energia elétrica e reduzir o tempo de retorno sobre o investimento do sistema de energia solar.

Também, você pode se diferenciar da concorrência!

Oferecer um pacote completo de automação residencial e energia solar te permite ter mais jogo de cintura na hora da negociação, e fechar um pacote para o cliente. Além de faturar mais em um mesmo projeto, algo bem interessante para o profissional de serviços.

E para fechar, as duas tecnologias estão em grande evidência.

A automação residencial está chegando com força total junto com as assistentes de voz, com o Google Home, Amazon Alexa e Apple Siri.

A energia solar está crescendo exponencialmente com o aumento do custo da energia elétrica e a redução do valor de investimento.

E você? Já trabalha com as duas tecnologias?

Pense nisso!

Um abraço,
Vinicius

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn